Marketing digital aplicado: o que são Landing Pages e porque utilizá-las para vender mais?

  • abril 3, 2022
  • admin
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Para todo negócio é um desafio converter os visitantes de um site em clientes. Muitas vezes, os usuários acessam somente por curiosidade, pesquisa de mercado ou em busca de alguma informação relevante. É aí que entra o papel de uma Landing Page (LP). Nutrir um relacionamento com o seu potencial cliente e oferecer algo em troca até se tornarem contatos com chances reais de adquirirem as suas soluções, é um processo que requer o uso de ferramentas como as “LPs”. Elas possuem formatos e objetivos diferentes dependendo da estratégia utilizada. Continue a leitura, para entender melhor.  

O que é uma Landing Page?

Landing Page, também conhecida como página de destino ou de aterrissagem, na tradução literal do inglês, é uma página com elementos, voltada em apenas um objetivo, ou uma call to action (chamada para ação) principal que evita distrações e garante a realização do objetivo desejado.

LP de Oferta Direta

Esse tipo de Landing Page pode ser usada em divulgações de promoções ou eventos e funciona em uma parte separada do site principal da empresa, com o objetivo de divulgação ou venda. São direcionadas para o produto final e precisam de um pouco mais de esforço para serem desenvolvidas, pois, as páginas de conversão de produto são mais complexas.

LP de Oferta Indireta

É um tipo bastante utilizado. São as páginas que aparecem dentro do próprio site da empresa, oferecendo um objeto de troca, como um material informativo sobre algum tema relacionado aos produtos e serviços que a marca oferece. Ao se interessar pelo conteúdo, o visitante fornece alguns dados para fazer o download, assim, você já tem informações suficientes para continuar esse relacionamento até o momento da venda.

É notório que ao receber essa “moeda de troca”, o usuário enxergue valor na sua marca. Observa-se um cuidado ao oferecer um conteúdo pertinente e não somente a venda de um produto ou serviço. Assim, as chances de esse visitante virar um cliente são maiores.

Elementos essenciais de uma Landing Page

Diferente de um site ou de uma página comum, uma Landing Page pode apresentar poucos, porém essenciais elementos, como:

  • Título

Deve transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor do que está sendo ofertado, de forma que, quando o visitante chegar à página, ele a ache interessante. Como algo que faltava, que ele esteja precisando, que gere o interesse de ler o restante e realizar a conversão.

  • Oferta com diferencial

Uma oportunidade que gere muito valor para quem visita aquela página e atraia para a conversão atrelada a algo que torne a empresa diferente das demais. Isso é importante, principalmente em mercados em que os produtos parecem não ter diferença de um fornecedor para o outro. Uma excelente proposta aqui, é inserir condições vantagens exclusivas.

  • Design de impacto

Imagens e elementos que representem bem a proposta de valor da oferta, que tenha boa resolução, sejam atrativos visualmente e que não interfiram no carregamento da Landing Page. Aqui vale o ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras.”.

  • Descrição da oferta

Apresentação breve dos principais benefícios que a oferta vai oferecer ao usuário, convencendo-o a preencher o formulário de conversão.

Em casos em que a oferta é complexa e precisa de mais explicações, também se pode usar outros elementos, como vídeos explicativos  e prévia do material usando uma apresentação de slides, por exemplo.

  • Formulário

O formulário é onde acontecerá a conversão. É importante pensar sempre que deve existir um balanço entre algumas variáveis, como o número de informações solicitadas. Na maioria das vezes, as pessoas têm certa resistência a oferecer dados em sites, por isso, o ideal é pedir uma quantidade menor.

Lembre-se também que os campos de preenchimento devem estar alinhados com o propósito de valor da oferta e com a etapa do lead no funil de marketing na qual se está trabalhando.

Por que criar uma Landing Page?

Agora você deve estar se questionando se sua empresa realmente precisa da estratégia de Landing Page. Se você deseja gerar leads, ou seja, oportunidades de negócio para a sua empresa e potenciais clientes com chances maiores de venda, a resposta é sim.

Com as informações de contato dos visitantes, é possível construir um relacionamento mais próximo, consistente e de alto valor, aumentando sua confiança, além de criar mais oportunidades para que o objetivo final de venda seja alcançado.

A Wavemaker pode te ajudar nisso! Fazemos toda a criação e gestão de estratégias digitais com Landing Pages por meio de uma estrutura completa de Inbound Marketing. Estamos prontos para auxiliar sua empresa a desenvolver relacionamentos mais sólidos com os clientes e a crescer significativamente no mercado.

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