Tudo sobre leads! Como gerenciar, qualificar e nutrir sua base de visitantes para se tornarem compradores.

  • abril 3, 2022
  • admin
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Leads são pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa, por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. O lead, portanto, é um potencial cliente.

Desde a etapa de atrair interessados até o momento crucial de efetuar uma venda, os leads passam por muitas etapas.

Ao conhecer completamente seu cenário de atuação, a criação de campanhas de marketing focadas na atração de possíveis clientes se torna muito mais assertiva.

Para não perder nenhuma oportunidade de vendas, os leads foram separados em tipos: marketing e vendas. A partir das suas características, tanto os profissionais de marketing quanto os de vendas podem adotar estratégias que os ajudem a guiá-los para a venda.

 

O que é lead no marketing?

Um lead, no marketing, é usado para descrever uma pessoa ou empresa que expressa interesse no seu produto ou serviço.

Sendo assim, um lead pode ser alguém que preenche um formulário em seu website para baixar um ebook, por exemplo, ou ligar/mandar mensagem pelo WhatsApp solicitando informações, inicia um bate-papo em seu website ou interage com você nas redes sociais.

O que é lead de vendas?

O lead de vendas é aquela pessoa ou empresa que representa um potencial cliente. Ela expressa o interesse em comprar algo, mas pode não ter solicitado alguma informação sobre o seu produto ou serviço.

No entanto, o lead demonstrou interesse suficiente para que o vendedor pudesse entrar em contato diretamente com ela para oferecer um produto ou serviço.

 

Afinal, como gerar leads?

Pense que o lead é um estranho, alguém que caiu de paraquedas em seu site ou blog para tentar resolver um problema. Após consumir muito conteúdo ele passa a ser considerado um cliente em potencial.

Mas para que isso aconteça, a equipe responsável pelo marketing e vendas vai analisar esse lead e desenvolver uma estratégia para que ele passe por todas as etapas necessárias até finalmente fechar negócio.

Esse processo de entregar aquilo que eles precisam é o que chamamos de geração de leads. Há inúmeras formas de geração, como:

Criação de materiais ricos (ebook, planilhas, etc.) para download mediante cadastro;

  • Webinars e lives;
  • Anúncios pagos em Facebook, Instagram e Google;
  • Produção de conteúdo em redes sociais;
  • Uso da imagem de um influenciador para falar da sua marca;
  • Textos em blog.

 

No ambiente online existem muitas possibilidades de conseguir informações e de mostrar o seu conhecimento sobre o universo da empresa, conseguindo gerar pessoas interessadas realmente no que você tem a falar.

E como nutrir os leads?

Após gerar, é necessário trabalhar até chegar na fase de decisão de compra. Isso varia de acordo com o produto, seu valor e sua complexidade de aquisição, mas um bom período para se trabalhar um lead é de 30 a 90 dias.

O fluxo de nutrição é composto por um conjunto de e-mails que começam a ser enviados assim que o visitante entra no seu site, ou landing page e compartilha suas informações. A ideia é que em cada e-mail você apresente assuntos relacionados ao material que o seu lead baixou em troca das informações.

Você pode compartilhar conteúdos do seu blog, vídeos, planilhas, links convidando para participarem de webinars. São infinitas possibilidades, tudo o que você tem que fazer é ser relevante e nada invasivo. Faça isso até ele estar pronto para receber um incentivo para concluir uma venda.

Aqui entra o inbound marketing. Já não é mais interrupção, a pessoa assinou uma newsletter ou mesmo se cadastrou para ver uma série de conteúdos. Ou seja, a pessoa quer ouvir o que você tem a dizer.

Tendo isso em mente, já é hora de começar a montar conteúdos visando levar esse lead a uma jornada até chegar ao fundo de funil e finalmente decidir por comprar o seu produto ou serviço.

 

E aí, o que achou do conteúdo?

Para que você consiga ter total controle sobre a gestão de seus leads, é importante contar com uma consultoria de marketing digital especializada.

 

Nós da Wavemaker podemos te ajudar nisso!

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